INTRODUÇÃO
Desde que Linus Pauling, bioquímico laureado com o Nobel, começou a promover a idéia de "megadoses" de nutrientes essenciais, 40 anos atrás, os norte-americanos se tornaram usuários dedicados de vitaminas. Hoje, cerca de metade dos adultos do país usam alguma forma de suplemento vitamínico, criando um mercado que movimenta US$ 23 bilhões ao ano. Mas será que as vitaminas realmente ajudam?
Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.
O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado. As vitaminas são fontes de energia que é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso cada grupo vai expor um prato criativo com alimentos ricos em vários os tipos de vitaminas encontradas em diversos nutrientes e suas funções.
OBJETIVO GERAL
· Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
• Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
• Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.
PÚBLICO-ALVO
· Alunos do 1º Ano A e B do Ensino Médio- Matutino da Escola Estadual Antonio Fernandes .
METODOLOGIA
· Primeiramente iniciará em sala, nas disciplinas de Biologia e Química, um debate sobre a importância e a composição química das vitaminas em nossa alimentação, o conteúdo será explicado durantes as aulas e depois para aprofundar o assunto os alunos pesquisarão na internet sobre o conteúdo e produzirão um prato com alimentos ricos em vitaminas, o qual apresentação para a comunidade escolar, destacando as vitaminas principais do prato, sua origem e suas funções em excesso ou na carência.
· No final produzirão um vídeo com slides sonorizados, demonstrando o desenvolvimento e a apresentação do projeto.
PARCERIAS/APOIO
· Direção e Coordenação pedagógica.
RECURSOS MATERIAIS
- Computadores (Pesquisa internet)
- Máquina digital (Captação imagens/áudio/vídeo)
- Data Show (Conteúdo – explicação)
- Diversos alimentos para criação dos pratos.
CRONOGRAMA
* Pesquisa – Sala de tecnologia - Março/2011.
* Explicação do Conteúdo – Vitaminas- Março e Abril.
* Apresentação para os jurados e aos alunos em geral da escola, Maio.
* Montagem do filme da apresentação na sala de tecnologia – Maio de 2011.
AVALIAÇÃO
· Os grupos serão avaliados em notas de 0 à 10, por uma comissão julgadora composta pelo Diretor, Direção Adjunta, a Cozinheira da escola, e Professores.
· Os jurados avaliaram a explicação dos ingredientes ( frutas, legumes, sementes e verduras) do prato quanto fonte e de vitaminas, criatividade na produção do prato e organização do grupo durante a apresentação.
· Nas disciplinas de Química e Biologia contará como uma nota parcial de 0 à 10 pontos.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Rodrigo, Viviane e Dayane.
Disciplinas: Biologia, Química e Informática.