terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto: A Verdadeira Páscoa



Justificativa:
O dia da Páscoa é sempre lembrado pelo fator comercial e não pelo verdadeiro sentido da Páscoa. Tornando-se necessário resgatar valores, respeito pela data e repasse do verdadeiro significado. Na sala de Tecnologia em colaboração com os professores regentes do 1º ao 5º ano estaremos desenvolvendo atividades na sala de aula e na sala de tecnologia educacional para resgatar este valores.

Objetivo Geral:
  • Vivenciar a verdadeira Páscoa.

Objetivo Específico:
  • Reconhecer que o chocolate é fator comercial, e o porquê simboliza esta data.
  • Aprender os significados de cada símbolo.
  • Respeito e resgate do Sentido Real da Páscoa.

Metodologia:
  • Trabalho com textos em sala de aula: O que é Páscoa?, Significado dos símbolos, etc;
  • Música do Coelhinho;
  • Atividade para colorir;
  • Sala de tecnologia:
Recursos:
  • Sulfite;
  • Atividades fotocopiadas;
  • Lápis de cor;
  • Sala de tecnologia:
  • Computadores;
  • Data show;
  • Som;
  • Internet.

Público Alvo: 1º A e B; 3º B; 5º B
Obs.: A semana que antecede a Páscoa consta de 3 dias letivos, diante do horário da STE não será possível trabalhar com todas as turmas.

Avaliação:
  • Questionamento oral sobre o significado da Páscoa;
  • Desenvoltura das atividades.





quinta-feira, 21 de abril de 2011

Alimentação Saudável prevenindo doenças


INTRODUÇÃO

Desde que Linus Pauling, bioquímico laureado com o Nobel, começou a promover a idéia de "megadoses" de nutrientes essenciais, 40 anos atrás, os norte-americanos se tornaram usuários dedicados de vitaminas. Hoje, cerca de metade dos adultos do país usam alguma forma de suplemento vitamínico, criando um mercado que movimenta US$ 23 bilhões ao ano. Mas será que as vitaminas realmente ajudam?
Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.

JUSTIFICATIVA

 Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.
O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado. As vitaminas são fontes de energia que é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso  cada grupo  vai expor um prato criativo com alimentos ricos em vários  os tipos de vitaminas encontradas em diversos nutrientes e suas funções.

OBJETIVO GERAL

·        Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;

• Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;

• Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.


PÚBLICO-ALVO

·        Alunos do 1º Ano A e B do Ensino Médio- Matutino da Escola Estadual Antonio Fernandes .


METODOLOGIA


·        Primeiramente iniciará em sala, nas disciplinas de Biologia e Química, um debate sobre a importância  e a composição química das vitaminas em nossa alimentação, o conteúdo será explicado durantes as aulas e  depois para aprofundar o assunto os alunos pesquisarão na internet sobre o conteúdo e produzirão um prato com alimentos ricos em vitaminas, o qual apresentação para a comunidade escolar, destacando as vitaminas principais do prato, sua origem e suas funções em excesso ou na carência.
·        No final produzirão um vídeo com slides sonorizados, demonstrando  o desenvolvimento e a apresentação do projeto. 


PARCERIAS/APOIO

·        Direção e Coordenação pedagógica.



RECURSOS MATERIAIS

- Computadores  (Pesquisa internet)
- Máquina digital (Captação  imagens/áudio/vídeo)
- Data Show (Conteúdo – explicação) 
- Diversos alimentos para criação dos pratos.


CRONOGRAMA

     *  Pesquisa – Sala de tecnologia - Março/2011.
     *  Explicação do Conteúdo – Vitaminas- Março e Abril.
     *  Apresentação para os jurados e aos alunos em geral da escola, Maio.
     *        Montagem do filme  da apresentação na sala de tecnologia – Maio de 2011.

 AVALIAÇÃO

·        Os grupos serão avaliados em notas de 0 à 10, por uma comissão julgadora composta pelo Diretor, Direção Adjunta,  a Cozinheira da escola, e Professores.
·        Os jurados avaliaram a explicação dos ingredientes ( frutas, legumes, sementes e verduras) do prato quanto fonte e de vitaminas, criatividade na produção do prato e organização do grupo durante a apresentação.
·        Nas disciplinas de Química e Biologia contará como uma nota parcial de  0 à 10 pontos.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Rodrigo, Viviane e Dayane.

Disciplinas: Biologia, Química e Informática.